.comment-link {margin-left:.6em;}

sticky scratch

Saturday, December 31, 2005

Adeus 2005, Olá 2006!


A poucas horas de comemorar a passagem de mais um ano, deixo os melhores desejos de um feliz ano novo 2006 cheio de felicidade.
Nesta fase do ano, o melhor e o pior deve ser relembrado. Aqui está uma cronologia com os principais acontecimentos que marcaram 2005.



A Lembrar:
2005: Cronologia de acontecimentos internacionais

Lisboa, 22 Dez (Lusa) - Cronologia dos principais acontecimentos que marca ram o mundo em 2005.

Janeiro 06 Jan: Dirigentes asiáticos, representantes da ONU, dos Estados Unidos e União Europeia (UE) reúnem-se em Jacarta para coordenar a ajuda aos países ating idos pelo tsunami de 26 de Dezembro de 2004 (mais de 217.000 mortos e desapareci dos).

09 Jan: O poder e os rebeldes do Exército Popular de Libertação do Sudão ( SPLA) assinam um acordo de paz no sul do Sudão, pondo fim a 21 anos de guerra. 10 Jan: Cuba decide normalizar as relações com todos os países da União Eu ropeia. A 31 Jan, a UE, que tinha imposto sanções políticas em 2003, suspende-as por um período de seis meses que será renovado em Junho por mais um ano.

15 Jan: Mahmud Abbas, eleito a 09 Jan, toma posse como novo presidente da Autoridade Palestiniana, sucedendo a Yasser Arafat (morto em Novembro). Abbas re conduz Ahmad Qorei como primeiro-ministro e afirma querer alcançar uma paz negoc iada com Israel. 15 Jan: O soldado norte-americano Charles Graner, considerado culpado de m aus-tratos a detidos na prisão iraquiana de Abu Ghraib, é condenado a 10 anos de prisão. A 27 Set, a soldado Lynndie England, conhecida depois de ter sido divul gada uma fotografia em que surge a sorrir ao pé de um prisioneiro nu e com uma t rela, é condenada a três anos de cadeia. Nove militares foram julgados e condena dos após a revelação dos primeiros casos de sevícias em Abu Ghraib, em 2004.

20 Jan: O Presidente norte-americano, George W. Bush, reeleito em Novembro de 2004 por quatro anos, toma posse para o segundo mandato.

24 Jan: Na sequência da "Revolução Laranja", o novo Presidente ucraniano, Viktor Iuchtchenko, nomeia, um dia depois de tomar posse, Iulia Timochenko como primeira-ministra interina. A 08 Set, Iuchtchenko demite o governo Timochenko, d evido a acusações de corrupção e lutas entre elementos da equipa executiva.

30 Jan: Primeiras eleições multipartidárias em mais de 50 anos no Iraque, boicotadas pelos sunitas. A lista xiita obtém a maioria absoluta no Parlamento, contra os curdos. Os sunitas conseguem apenas alguns mandatos.

Fevereiro 08 Fev: Cimeira israelo-palestiniana em Charm el-Cheikh (Egipto), a primei ra a esse nível desde 2000. Mahmud Abbas e Ariel Sharon proclamam o fim de mais de quatro anos de violência e Israel compromete-se a transferir para os palestin ianos o controlo de cinco cidades da Cisjordânia.

10 Fev: A Coreia do Norte declara ter-se dotado da bomba atómica para se p roteger dos Estados Unidos, que acusa de quererem derrubar o seu regime. 14 Fev: O ex-primeiro-ministro libanês Rafic Hariri é assassinado em Beiru te, num atentado que faz 20 mortos e 220 feridos. A oposição acusa os poderes li banês e sírio e multiplicam-se as manifestações contra a tutela de Damasco. A 20 Out, um relatório da comissão de inquérito da ONU aponta responsabilidades aos serviços secretos sírios e libaneses, bem como elementos próximos do Presidente sírio, Bachar al-Assad. 28 Fev: No Iraque, 118 pessoas morrem em Hilla (centro), no atentado mais mortífero desde a queda de Saddam Hussein, reivindicado pelo grupo do líder da A l-Qaida no Iraque, Abu Mussab al-Zarqawi.

Março 04 Mar: A morte de um agente dos serviços secretos italianos, Nicola Calip ari, por disparos norte-americanos durante a libertação da jornalista italiana G iuliana Sgrena, após um mês de cativeiro, provoca grande polémica em Itália sobr e a presença dos cerca de 3.000 soldados italianos estacionados no Iraque. Roma inicia em Agosto uma retirada progressiva.

08 Mar: O líder independentista tchetcheno Aslan Maskhadov, considerado um moderado, é morto pelas forças especiais russas após cinco anos de perseguição.

28 Mar: Um sismo de magnitude 8,7 na escala de Richter abala a ilha indoné sia de Nias, ao largo de Samatra, matando mais de 900 pessoas.

31 Mar: O norte-americano Paul Wolfowitz, "número dois" do Pentágono e um dos principais artífices da guerra no Iraque, torna-se o 10/o presidente do Banc o Mundial, sucedendo a James Wolfensohn. A sua nomeação provoca uma onda de crít icas, particularmente na Europa.

31 Mar: O partido do Presidente do Zimbabué, Robert Mugabe, a União Nacion al Africana do Zimbabué-Frente Patriótica (Zanu-PF), vence as eleições legislati vas. A oposição denuncia fraudes maciças.

31 Mar: A cidadã norte-americana Terry Schiavo, em coma há mais de 15 anos , morre de desidratação 13 dias depois de ter sido privada de alimentação por vi a artificial. O caso Schiavo, inicialmente uma disputa familiar, assume contorno s de debate nacional sobre a eutanásia.

Abril 02 Abr: Morte do Papa João Paulo II, aos 84 anos, após 26 anos como chefe da Igreja Católica. É sepultado a 08 Abr numa cripta da basílica de São Pedro, n o final de grandiosas cerimónias fúnebres. A 19 Abr, o cardeal conservador Josep h Ratzinger torna-se o 265/o Papa e o primeiro Papa alemão em 482 anos, sob o no me de Bento XVI.

06 Abr: Eleição de Jalal Talabani para a presidência do Iraque. É a primei ra vez na história do país que um curdo acede a tal cargo. No dia seguinte, o xi ita Ibrahim al-Jaafari é nomeado primeiro-ministro.

06 Abr: O príncipe Rainier III do Mónaco morre aos 81 anos, após mais de 5 5 anos de reinado. A 12 Jul, o seu filho, o príncipe Alberto, sucede-lhe, como A lberto II.

07 Abr: Índia e Paquistão iniciam a primeira ligação de autocarro entre as partes indiana e paquistanesa de Caxemira em quase 60 anos, um gesto histórico que simboliza uma aproximação entre as duas potências nucleares rivais, que cons ideram "irreversível" o processo de paz.

13 Abr: A ONU adopta uma Convenção Internacional para a Repressão do Terro rismo Nuclear.

22 Abr: Início, em Madrid, do maior julgamento da Al-Qaida alguma vez real izado na Europa, com a presença de 24 homens acusados de terem constituído uma c élula terrorista activa em Espanha e, alguns deles, de terem colaborado na organ ização dos atentados de 11 de Setembro de 2001 nos Estados Unidos. 25 Abr: A Roménia e a Bulgária assinam, no Luxemburgo, o tratado de adesão à União Europeia, que os dois países deverão integrar a 01 de Janeiro de 2007.

26 Abr: A partida dos últimos soldados sírios representa o fim oficial da presença de Damasco no Líbano.

27-28 Abr: O Presidente russo, Vladimir Putin, é o primeiro dirigente do K remlin a deslocar-se a Israel desde a sua criação, em 1948. Maio 05 Mai: O Partido Trabalhista do primeiro-ministro britânico, Tony Blair, obtém a maioria absoluta nas eleições legislativas antecipadas. É o seu terceiro mandato consecutivo.

12-13 Mai: No Uzbequistão, um grupo armado toma de assalto uma prisão da c idade de Andijan, desencadeando combates com o exército. A repressão de milhares de manifestantes que apoiavam os insurgentes faz, segundo testemunhas e ONG, en tre 500 e 1.000 mortos. Tachkent admite apenas 187 vítimas, nega ter aberto fogo sobre os manifestantes e rejeita qualquer inquérito independente.

16 Mai: No Kuwait, as mulheres obtêm pela primeira vez o direito de voto e de elegibilidade, após uma alteração pelo Parlamento da lei eleitoral. Em Junho , o governo nomeia duas mulheres para o único conselho municipal do país. A xiit a Maasuma al-Mubarak torna-se a primeira mulher nomeada ministra (do Planeamento e secretária de Estado do Desenvolvimento Administrativo).

29 Mai: Os franceses rejeitam em referendo (54,67 por cento de "não") a Co nstituição Europeia, abrindo uma grave crise na Europa e infligindo uma derrota aos seus dirigentes, sobretudo ao Presidente, Jacques Chirac. A França é o prime iro país da UE a rejeitar o tratado constitucional, seguida, a 01 Jun, pela Hola nda, onde o "não" obtém 61,6 por cento.

31 Mai: O multimilionário russo e ex-proprietário do gigante petrolífero I ukos, Mikhail Khodorkovski, considerado culpado de fraude fiscal em grande escal a, é condenado a nove anos de prisão (pena reduzida para oito anos em Setembro).

A Iukos foi praticamente desmantelada em Dezembro de 2004.

Junho 06 Jun: No Brasil, o deputado Roberto Jefferson, aliado do governo, acusa o Partido dos Trabalhadores (PT), no poder, de ter montado um amplo sistema de c ompra de votos de deputados por intermédio de financiamentos ilícitos, desencade ando uma crise política. O escândalo, conhecido como "mensalão", fez com que Jos é Dirceu, o principal ministro do Presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Sil va, envolvido neste caso, se demitisse a 16 Jun. 10 Jun: A União Europeia e a China concluem um acordo que permitirá limita r as importações de têxteis chineses na Europa até ao final de 2007.

11 Jun: A jornalista francesa Florence Aubenas e o seu guia iraquiano, Hus sein Hanun, são libertados após 157 dias de cativeiro no Iraque.

17 Jun: A União Europeia mergulha numa das mais graves crises da sua histó ria, depois de não ter conseguido, no Conselho Europeu do final da presidência l uxemburguesa, chegar a acordo sobre as Perspectivas Financeiras 2007-2013.

21 Jun: A visita do primeiro-ministro vietnamita, Phan Van Khai, à Casa Br anca representa a normalização das relações entre Washington e Hanoi, 30 anos ap ós o fim da guerra do Vietname.

24 Jun: O ultraconservador Mahmud Ahmadinejad vence as eleições presidenci ais do Irão, por uma larga margem em relação ao seu adversário, o moderado Hache mi Rafsandjani.

28 Jun: Dezasseis militares norte-americanos morrem na queda do helicópter o em que seguiam atingido por fogo inimigo no leste do Afeganistão. O ano de 200 5 foi o pior ano para o exército norte-americano em termos de mortes desde a sua chegada ao Afeganistão, no final de 2001.

Julho 06 Jul: Uma jornalista do New York Times, Judith Miller, é detida durante 85 dias por recusar-se a revelar as suas fontes no inquérito sobre a fuga de inf ormação para os "media" do nome de uma agente da CIA (serviços secretos externos norte-americanos), Valerie Plame. O marido de Plame, o ex-embaixador Joseph Wil son, tinha questionado publicamente os "falsos pretextos" invocados pela adminis tração Bush para invadir o Iraque em 2003. A jornalista acabará por testemunhar depois de a sua fonte, Lewis Libby, chefe de gabinete do vice-presidente, Dick C heney, autorizar. Libby será acusado, a 28 Out, de perjúrio, falsos testemunhos e entrave à justiça. O conselheiro presidencial Karl Rove foi também citado nest e caso.

07 Jul: Em Londres, três atentados suicidas no metro e um quarto num autoc arro fazem 52 mortos e mais de 700 feridos. Os autores dos atentados, reivindica dos pela Al-Qaida, são jovens islamitas britânicos. A 21 Jul é tentada uma nova série de explosões, mas os detonadores não funcionam e a 22 de Julho, a Scotland Yard mata por engano um cidadão brasileiro de 27 anos, Jean Charles de Menezes, com oito tiros na cabeça numa estação do Metro. 17 Jul: O governo indonésio e os rebeldes de Aceh chegam a um acordo para restaurar a paz na província indonésia, após três décadas de um conflito que fez perto de 15.000 mortos. 23 Jul: Uma série de atentados na estância balnear egípcia de Charm el-Che ikh faz 68 mortos, entre os quais 20 estrangeiros. Três grupos reivindicam os at aques, dois deles dizendo-se ligados à Al-Qaida.

24 Jul: O candidato independente e ex-presidente João Bernardo "Nino" Viei ra é eleito Presidente da Guiné-Bissau, contra o candidato do partido no poder, que contesta os resultados do escrutínio.

28 Jul: A nave espacial norte-americana Discovery atraca na Estação Espaci al Internacional (ISS). Trata-se da primeira missão desde o acidente da nave Col umbia em 2003.

28 Jul: O Exército Republicano Irlandês (IRA) renuncia oficialmente a 35 a nos de luta armada e compromete-se a continuar por meios democráticos o seu obje ctivo de reunificação da Irlanda.

Agosto 01 Ago: O rei saudita Fahd ben Abdel Aziz morre aos 84 anos, após uma doen ça prolongada e 23 anos de reinado. Sucede-lhe o meio-irmão, o príncipe herdeiro Abdallah ben Abdel Aziz, de 82 anos.

08 Ago: O Irão desafia a comunidade internacional ao anunciar a retomada das actividades nucleares em Ispahan (centro), suspensas desde Novembro de 2004, na sequência de um acordo com a União Europeia. A 24 Set, a Agência Internacion al da Energia Atómica (AIEA) adopta uma resolução europeia que permite o posteri or envio do "dossier" iraniano para o Conselho de Segurança da ONU.

11 Ago: O Paquistão procede ao seu primeiro ensaio de disparo de um míssil de cruzeiro com capacidade nuclear, juntando-se ao clube das nações com capacid ade para produzir esse tipo de mísseis com controlo remoto com precisão cirúrgic a.

14 Ago: Um Boeing 737 cipriota despenha-se com 121 pessoas a bordo, perto de Atenas. Dois dias depois, um avião colombiano transportando 152 passageiros, todos franceses da Martinica, e oito tripulantes, despenha-se no noroeste da Ven ezuela.

15-23 Ago: Nos termos do plano Sharon, os colonos israelitas abandonam os 21 colonatos judeus da Faixa de Gaza e quatro colonatos isolados no norte da Cis jordânia. A 12 Set, as tropas israelitas retiram igualmente daquele território p alestiniano, após 38 anos de ocupação.

26 Ago: Início de uma vaga de emigrantes da África negra que tentam entrar nos enclaves espanhóis de Ceuta e Melilla, no norte de Marrocos. Catorze africa nos são mortos, alguns a tiro. Mais de 5.000 emigrantes subsaarianos serão repat riados por avião.

29 Ago: O furacão Katrina atinge o sul dos Estados Unidos, fazendo mais de 1.200 mortos e provocando fortes danos materiais ao longo da costa e rupturas d e diques em Nova Orleães (Luisiana), inundada a 80 por cento durante vários dias . Dezenas de milhares de pessoas fogem das zonas sinistradas. A 05 Out, a tempes tade tropical Stan faz mais de 2.000 mortos no México, El Salvador e Guatemala. Em 2005, a temporada ciclónica foi a mais intensa alguma vez registada no Atlânt ico.

31 Ago: Um gigantesco movimento de pânico numa ponte de Bagdad faz perto d e 1.000 mortos entre peregrinos xiitas.

Setembro 07 Set: No poder no Egipto há 24 anos, o Presidente Hosni Mubarak vence (c om 88,6 por cento) as primeiras eleições presidenciais pluralistas por sufrágio universal. 14-16 Set: A maior cimeira da história da ONU assinala o seu 60/o aniversá rio e termina com um compromisso sobre uma reforma da organização.

14 Set: No Iraque, pelo menos 128 pessoas morrem numa série de atentados e m Bagdad, reivindicados pela Al-Qaida, em resposta a uma operação norte-american a e iraquiana contra os rebeldes em Tall Afar (fronteira síria). 18 Set: Primeiras eleições parlamentares no Afeganistão desde 1969, última etapa da transição democrática iniciada no final de 2001. A principal inovação é a atribuição de 25 por cento dos lugares às mulheres.

20 Set: Morre, aos 96 anos, Simon Wiesenthal, o judeu austríaco "caçador d e nazis" que ajudou a levar a tribunal mais de 1.100 criminosos de guerra nazis.

29 Set: A ONU escolhe para coordenador da luta contra a gripe das aves, Da vid Nabarro, um britânico considerado um dos principais especialistas em matéria de saúde pública da Organização Mundial de Saúde (OMS). Outubro 03 Out: A procuradora do Tribunal Penal Internacional (TPI) para a ex-Jugo slávia, Carla del Ponte, permite à União Europeia lançar as negociações de adesã o com a Croácia, ao afirmar que Zagreb "está a cooperar totalmente" com o TPI.

07 Out: O prémio Nobel da Paz é atribuído à Agência Internacional da Energ ia Atómica (AIEA) e ao seu director, Mohamed ElBaradei, pelo seu trabalho contra a proliferação nuclear, quando a questão das armas de destruição maciça se mant ém actual na Coreia do Norte e no Irão.

08 Out: Um sismo de magnitude 7,6 na escala de Richter abalou Caxemira e o norte do Paquistão, fazendo 74.300 mortos, 82.000 feridos e mais de três milhõe s de desalojados.

10 Out: Início oficial em Belgrado das negociações com vista a integrar a Sérvia e Montenegro na União Europeia, um objectivo longínquo que permanece depe ndente da captura dos fugitivos dirigentes Radovan Karadzic e Ratko Mladic.

15 Out: O projecto de Constituição iraquiana, rejeitado pelos sunitas, que temem uma divisão do Iraque a prazo, é adoptado por referendo (78 por cento de "sim").

19 Out: Inicia-se em Bagdad o julgamento de Saddam Hussein, pelo massacre de Dujail (143 xiitas mortos em 1982). O presidente iraquiano deposto e sete col aboradores também acusados declaram-se inocentes.

25 Out: Com a morte de dois soldados, o balanço das baixas norte-americana s no Iraque atinge os 2.000 mortos.

27 Out: Em França, a morte acidental de dois jovens que estariam a ser per seguidos pela polícia, em Clichy-sous-Bois (subúrbios de Paris), desencadeia uma onda de violência urbana nocturna que vai estender-se a todo o país. De 27 Out a 17 Nov, mais de 9.000 veículos foram incendiados, 3.000 presumíveis delinquent es foram detidos e 126 polícias ficaram feridos. A 08 Nov, o governo instaurou o estado de emergência, prolongado por três meses, a 16 do mesmo mês.

Novembro 09 Nov: Na Jordânia, 60 pessoas, 16 das quais estrangeiras, morrem num tri plo atentado suicida contra hotéis de luxo em Amã. Os atentados, os mais graves que alguma vez atingiram a Jordânia, são reivindicados pelo extremista Abu Mussa b al-Zarqawi, líder da Al-Qaida no Iraque.

21 Nov: A série de sequestros no Iraque é retomada, com o rapto de uma cid adã alemã e do seu motorista iraquiano no norte do país. No dia seguinte, duas c anadianas, um britânico e um norte-americanos são sequestrados em Bagdad. A 05 D ez, um francês é também raptado. Neste momento, há cerca de 40 estrangeiros em c ativeiro ou dados como desaparecidos no Iraque.

22 Nov: A conservadora alemã Angela Merkel é eleita chanceler pela Câmara dos Deputados, tornando-se, aos 51 anos, a primeira mulher a dirigir a Alemanha e a mais jovem chefe de governo na história do pós-guerra do maior país da União Europeia.

23 Nov: Nova ordem de prisão para o ex-ditador chileno Augusto Pinochet (1 973-1990), colocado em prisão domiciliária. É acusado de fraude fiscal e de viol ações dos direitos humanos, no âmbito do inquérito sobre o assassínio de oposito res em 1975, durante a "Operação Condor", um plano de concertação das ditaduras sul-americanas na década de 70 para exterminar os opositores.

30 Nov: Shimon Peres, figura histórica do Partido Trabalhista israelita, d errotado nas primárias pelo chefe da central sindical Histadrut, Amir Peretz, an uncia que abandona a sua formação e que adere ao Kadima, o novo partido de Ariel Sharon.

Dezembro 02 Dez: Os Estados Unidos ultrapassam o limiar dos 1.000 executados, desde a reinstauração da pena de morte, em 1976, com a execução de Kenneth Boyd, por duplo assassínio, na prisão central de Raleigh (Carolina do Norte).

05-09 Dez: Périplo europeu da secretária de Estado norte-americana, Condol eezza Rice, quando na Europa estala a polémica em torno de informações sobre a a legada utilização de aeroportos europeus pela CIA para o transporte de prisionei ros islâmicos para prisões secretas na Europa de leste. Rice tranquiliza os parc eiros europeus quanto à utilização dos seus aeroportos, mas não responde às perg untas sobre as prisões secretas, dizendo apenas que os Estados Unidos não utiliz am a tortura.

08 Dez: O general croata Ante Gotovina, acusado pelo Tribunal Penal Intern acional (TPI) para a ex-Jugoslávia de crimes de guerra e crimes contra a humanid ade, é capturado em Espanha e transferido para a sede do tribunal, em Haia. A 12 Dez, declara-se inocente na primeira audiência.

17 Dez: Vinte e Cinco Estados membros da União Europeia conseguem, no Cons elho Europeu de Bruxelas, chegar a acordo sobre as Perspectivas Financeiras para o período 2007-2013, no final da presidência britânica semestral.

ANC.


fonte: UOL
http://noticias.uol.com.br/ultnot/lusa/2005/12/22/ult611u69511.jhtm

0 Comments:

Post a Comment

<< Home