.comment-link {margin-left:.6em;}

sticky scratch

Saturday, April 02, 2005

Porquê GNU/Linux quando se pode ter Windows?

Por mais do que uma vez, foi-me feita esta pergunta à qual eu não me senti capaz de responder de um modo convincente. Depois de reflectir mais um pouco percebi porquê. O problema não está em conseguir a resposta mas sim em desvirtuar quem executa a pergunta.

Ora, vejamos as perguntas:
1) Porquê GNU/Linux quando se pode ter Windows?
2) O que é que se faz em GNU/Linux que não se possa fazer em Windows?

Estas perguntas só podem ser feitas por alguém a quem a Microsoft infelizmente conseguiu fechar os olhos e estampar um código de barras na testa. Vejamos, porquê...
Ambas partem do princípio que se pode ter Windows e que este deve ser visto de modo preferencial face a qualquer outro. Não há nada na realidade que faça uma destas duas coisas ser verdade, bem pelo contrário. Porque não perguntar:
1) Porquê Windows quanso se pode ter GNU/Linux?

Aqui sim, pode-se partir do facto de se poder ter GNU/Linux pois este é gratuito e ninguém pode questionar o meu direito a utiliza-lo seja onde fôr sem ter de prestar declarações a ninguém.
E Não... a "pirataria" não serve como argumento para se poder dizer que se pode ter o Windows gratuitamente. Apenas serve como desculpa pois como acabei de provar não há absolutamente necessidade de o fazer. Quem entrar por aí terá de responder a uma pergunta mais bicuda que é:
Porquê ter um sistema "pirateado" quando existem sistemas capazes de cumprir a tarefa gratuita e legalmente?
Agravando esta situação não esquecer que o sistema GNU/Linux é muito mais completo e traz consigo em distribuições como SuSE, Ubuntu, Fedora compilações de software de capacidades inesgotáveis e valor elevadíssimo para quem quiser ter alternativas para esses programas em Windows. Na ordem dos vários milhares de euros.

Apesar de considerar a 2ª questão menos relevante dado que também o Windows é capaz de fazer a maior parte das tarefas que um utilizador doméstico possa desejar as coisas deixam de ser verdade quando se parte para o mundo das redes, sistemas onde a segurança e a performance são argumentos a ter em conta, bem como sistemas onde a escalabilidade e versatibilidade são necessários.
Não é por acaso que sistemas como o Google, YaHoo, Amazon, shell providers não utilizam Windows. Excusado é, falar da importância e requisitos desses sistemas.

Mas para que não sejam argumentos categóricos a mostrar porquê é o GNU/Linux tem todas as vantagens que referi passo a explicar o que está na origem disso mesmo citando um excerto de uma entrevista com o icone Richard M Stallman, fundador da Comunidade GNU:
"Permitam-me fazer uma analogia entre os programas informáticos e receitas de cozinha. Existem muitos pontos em comum entre um programa e uma receita, com uma lista de etapas e regras que determinam quando acabamos ou como retroceder... No fim, obtém-se um certo resultado. Se gostam de cozinhar provavelmente trocam as receitas com os amigos e, provavelmente, modificam-nas. Se modificaram a receita e se o resultado lhes agrada e se os amigos se deliciam é possível que lhes dêem a nova versão dessa receita.
Imaginem um mundo no qual não poderiam mudar a receita porque alguém tinha decretado que era impossível modificá-la. E imaginem que, se mesmo que partilhassem essa receita com os seus amigos, seriam tratados de piratas e tudo seria feito para serem presos durante uns anos."

Esta liberdade para trocar "receitas" e modificá-las está na origem de um desenvolvimento mais rápido e de melhor qualidade só é possível num sistema aberto como o GNU/Linux.

Não tenho a liberdade para fazer tal coisa em Windows, simplesmente não posso.

Perante isto, desafio alguém para me responder:
O que é que posso fazer em Windows que não posso fazer em GNU/Linux?

3 Comments:

  • parabens pah!!!

    ...(tu falas k ta fartas)

    By Anonymous Anonymous, at 12:36 PM  

  • não posso olhar para o ambiente e saber automaticamente como fazer o que quero se nunca o tiver feito..

    em windows posso.

    By Anonymous Anonymous, at 3:59 PM  

  • Parece-me que isso é válido para ambos os sistemas operativos, bem como, a maioria das coisas q nos são estranhas...

    By Blogger blackthorne, at 4:51 PM  

Post a Comment

<< Home